O cliente não pagou, e agora? Veja o que você pode fazer nesta situação

O cliente não pagou, e agora?

Você fechou um contrato, forneceu um serviço ou produto, mas o cliente não cumpriu com sua parte e o pagamento não foi efetuado.


O que fazer agora?

A inadimplência nos negócios é uma realidade que pode impactar muito a saúde financeira de uma empresa.

Quando um cliente não cumpre com suas obrigações de pagamento, isso pode gerar uma série de consequências negativas, como, por exemplo:

  • Diminuição do fluxo de caixa;
  • Dificuldades para honrar compromissos financeiros;
  • Aumento do endividamento;
  • Impacto na reputação;
  • Redução da capacidade de investimento;
  • Custo de recuperação;
  • Perda de oportunidades, e outros.

Essa situação pode ser frustrante e preocupante para qualquer negócio.

No entanto, existem medidas que você pode tomar para lidar com clientes inadimplentes e minimizar os impactos financeiros em sua empresa. Veja alguns passos abaixo:

Comunicação Clara e Direta

O primeiro passo é entrar em contato com o cliente educadamente, porém firme, para lembrá-lo sobre o pagamento pendente, e entender os motivos da inadimplência.

Alguns canais para tentar entrar em contato com o cliente, são:

  • Ligações telefônicas;
  • Aplicativo de mensagens (WhatsApp);
  • SMS;
  • E-mail;
  • Carta impressa.

É bom lembrar que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece limites para a cobrança de dívidas, por isso, fique de olho nesse ponto para não violar essas normas e evitar possíveis sanções legais.

É fundamental que todas as ações de cobrança sejam realizadas de forma ética, transparente e respeitosa, preservando a dignidade do consumidor em todas as etapas do processo.

Negociação Amigável

Ofereça opções de negociação flexíveis, como parcelamento da dívida ou descontos para pagamento à vista.

É importante mostrar disposição para encontrar uma solução que seja vantajosa para ambas as partes.

Não conseguiu contato com o cliente ou não obteve retorno, o que fazer?

Neste caso, siga algumas etapas adicionais para resolver a situação:

Envio de notificações formais

Envie uma notificação formal por correio, utilizando carta registrada ou aviso de recebimento, informando ao cliente sobre o débito pendente e as consequências do não pagamento.

Inclua todas as informações relevantes, como:

  • Valor da dívida;
  • Datas de vencimento;
  • Formas de contato.

Na notificação, você também pode oferecer opções de pagamento flexíveis, como parcelamento da dívida ou descontos para pagamento à vista.

Quando todas as tentativas de contato e negociação direta com o cliente inadimplente falham, acionar serviços de cobrança extrajudicial pode ser uma opção viável para tentar recuperar o valor devido.

Os serviços de cobrança extrajudicial são prestados por empresas especializadas em recuperação de crédito, que utilizam métodos legais e éticos para buscar o pagamento da dívida sem a necessidade de recorrer aos tribunais.

Outra opção, é a negativação do nome do devedor

Para realizar essa ação, é fundamental contar com empresas especializadas que oferecem serviços de consulta e registro de informações financeiras.

A Equifax Boa Vista, por exemplo, é uma das principais instituições do mercado brasileiro que oferece esse tipo de serviço.

Ela possui um extenso banco de dados que reúne informações sobre o comportamento de pagamento de milhões de consumidores e empresas em todo o país.

Isso inclui:

  • Dados sobre dívidas em aberto;
  • Histórico de pagamentos pontuais;
  • Registros de protestos, entre outros.

Além de oferecer o serviço de negativação, que consiste em registrar o nome do devedor em órgãos de proteção ao crédito, como o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e outros, a empresa também proporciona mais proteção antes de fechar um contrato, para evitar essa situação.

Ao contar com empresas especializadas como a Equifax Boa Vista, as empresas têm acesso a informações confiáveis e atualizadas sobre a situação financeira de seus clientes, o que permite tomar decisões mais seguras e minimizar os riscos de inadimplência.

Ou seja, através da consulta, as empresas podem verificar se o cliente possui histórico de pagamento consistente ou se é considerado um bom pagador.

Evitar mau pagador desde o início é uma estratégia preventiva para a saúde financeira do negócio.

Por isso, lembre-se que, antes de fechar um contrato ou conceder crédito, é prudente consultar o CNPJ ou CPF do cliente no banco de dados da EquifaxBoa Vista.

 

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Por ACSP